Disco da Semana

Disco da Semana

Disco da Semana
Disco da Semana (Foto: Reprodução)


Nascida em Memphis, no estado americano do Tennessee, em 25 de março de 1942, Aretha Louise Franklin gravou seus primeiros discos aos 14 anos na igreja de seu pai. Logo, em menos de uma década se tornou um grande nome do R&B.

Ficou conhecida como a "rainha do soul" e a canção "Respect" (1967) chegou ao topo das paradas de sucesso. Mas não foi só este fato que fez com a canção e a voz que a conduzia brilhassem tanto.

Composta e gravada originalmente por Ottis Redding, ídolo do soul, a canção conta a história de um trabalhador homem que, ao chegar em sua casa, pede que sua mulher "ingrata" se submeta a ele.

Aretha modificou o arranjo, adicionou vocais de apoio e decidiu bem didaticamente , soletrar "R-e-s-p-e-c-t", trecho que não existia na versão original. Com tais modificações e sua incontestável interpretação, a canção passou a ter o significado contrário , ou seja, passa ser a mulher que exige respeito. Essa versão de Aretha foi gravada em fevereiro de 1967, no estúdio Atlantic Record, em Nova York.

Outros de seus maiores hits foram "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman" (1968), "Day Dreaming" (1972), "Jump to It" (1982), "Freeway of Love" (1985) e "A Rose Is Still A Rose" (1998).

Em 1987, ela se tornou a primeira mulher a entrar no Hall da Fama do Rock and Roll.

Sua última apresentação foi em novembro de 2017 em um evento da Fundação Elton John contra a Aids em Nova York, ano em que anunciou seu afastamento dos palcos. Segundo palavras da própria cantora, o anúncio foi "amargo e doce ao mesmo tempo", disse ainda: "A música é tudo o que fiz toda minha vida".



Clique aqui para ouvir o álbum


Comentários (0)

Fale Conosco