Entrevista Patricia Conde

Fotografia

Entrevista Patricia Conde
Entrevista Patricia Conde (Foto: Reprodução)

 Hoje, temos o prazer de receber Patrícia Conde, uma artista visual cuja obra transcende a mera captura de imagens. Suas fotografias são portais para a memória, explorando a delicadeza do tempo e a profundidade das emoções humanas. Com um olhar sensível e uma técnica apurada, Patricia Conde nos convida a refletir sobre o passado, o presente e o futuro, tecendo narrativas visuais que ecoam em nossa alma.

Nesta entrevista, mergulharemos no universo criativo de Patrícia Conde, explorando suas inspirações, motivações e o processo por trás de suas obras. Descobriremos como ela utiliza a fotografia para preservar memórias, evocar sentimentos e questionar a nossa percepção da realidade. Prepare-se para uma conversa inspiradora, onde a luz e a sombra se encontram para revelar a essência da experiência humana.


Conte um pouco para o público do Salve Quebrada quem é Patrícia Conde?


Fotógrafa há mais de 25 anos, atuante de vários seguimentos da fotografia, desde estúdio à eventos. Sendo mãe de duas garotas e com trajetória de 3 anos amparando mulheres em situação de risco, minha fotografia hoje é voltada para o feminino. Empodero mulheres pelo olhar de minhas lentes.


Como é ser uma profissional onde aproximadamente 90% dos profissionais são homens?


O que me deixa feliz é ver cada vez mais mulheres entrando na área. Mulheres têm olhar diferenciado e detalhista, que são essenciais para a fotografia. Ainda mais no meu nicho de fotografia sensual, as mulheres se sentem muito mais a vontade sendo fotografadas por uma mulher


Você já sofreu machismo em algum trabalho se sim, como reagiu?


No começo da carreira passei por inúmeras situações de machismo. Além de eu ser jovem, eu era uma das poucas mulheres fotografando na cidade - havia apenas mais uma fotógrafa mulher quando comecei.
Lembro dos olhares e julgamentos. Críticas excessivas contra mim e a outra fotógrafa.
Por isso fico feliz com mais mulheres entrando na fotografia nos últimos anos e ocupando espaços junto aos homens


Já sofreu assédio ou algum tipo de violação de algum cliente?


Agora isso tem sido mais comum, por conta da fotografia sensual. Homens pedindo fotos minhas, perguntando se sou eu, enviando comentários machistas... infelizmente estes homens machistas não veem a fotografia sensual como uma arte. Para eles, é apenas para suprir seus próprios desejos
Patrícia sei que você é apaixonada por futebol e também por arquibancada, fale um pouco da Patrícia São-paulina e da torcida independente.
Essa pergunta chega a me emocionar porque cresci com um pai são-paulino, que hoje não está mais aqui para acompanhar as torcidas. Meu pai foi uma grande inspiração para mim, pelo seu amor ao São Paulo: acompanhava jogos com meu pai, escutava as histórias do time e dos jogadores. Minha aproximação da Independente foi só nos últimos 2 anos, mas me sinto realizada dentro da torcida, criando amizades especiais para minha vida, além de também ser a fotógrafa de várias torcidas Independente da região
Me honra muito ser reconhecida pelo meu trabalho também dentro da torcida

Nesses anos de fotografia nos conte uma história que marcou ou muito engraçada.


São dois momentos mais marcantes na minha carreira. O primeiro foi de 1997 a 2000 quando fui fotógrafa do prefeito De Santi; esses poucos anos me abriram muitas portas e tive aprendizados com o De Santi que trago comigo até hoje em minha vida profissional. Outro momento foi a campanha do Edinho em 2020; como estávamos na pandemia, isso tornou meu trabalho muito mais difícil. Afinal, como fotografar expressões emocionadas das pessoas, se elas estão usando máscara? Como registrar Edinho, um homem do povo, se precisávamos manter distanciamento uns dos outros?
Foi uma campanha muito desafiadora, mas participar de tudo aquilo com uma base de trabalhadores foi lindo. Até hoje me honra os momentos que pude registrar e as histórias que ouvi.


Patrícia deixe um Salve Quebrada para todo mundo que acompanhou sua entrevista, clientes e amigos.


Salve a galera que me acompanhou até aqui! Para quem se interessou pelo meu trabalho será um prazer tê-los por perto nas minhas redes sociais. Agradeço ao Morfy, que conheço há uns bons anos, pelo convite e pelo espaço para contar mais sobre mim
Quero deixar um salve especial às mulheres que estão me acompanhando, aos amantes da fotografia e aos torcedores de futebol.


Para quem quiser contratar a Patrícia Conde Fotógrafa, como faz?


Entre em contato comigo pelo telefone 16 99993-0144

Ou pelo instagram @patriciacondefoto - meu insta principal

E para são paulinos, me acompanhe no @condenabancada


Comentários (0)

Fale Conosco